Alain Gagnol

Alain Gagnol

Biografia

Roteirista e diretor de filmes de animação francês, ele nasceu em 1967, em Roanne, e estudou na escola Émile Cohl, em Lyon. Desde 1988, é animador no estúdio Folimage, sediado em Bourg-les-Valence. Com Jean-Loup Felicioli, ele dirigiu vários curtas-metragens, dentre os quais "L’égoïste", e um longa-metragem, "Um gato em Paris", que estreou nas telas francesas em 15 de dezembro de 2010 e foi indicado ao César. Ele também é escritor de livros policiais recheados de humor negro.




Participação nos filmes

Festival Varilux de Cinema Francês

Festival Varilux de Cinema Francês

(França 2011). De Abdellatif Kechiche, Alain Gagnol, François Ozon, Marc Fitoussi, Mia Hansen-Løve, Michel Leclerc, Pierre Salvadori. Com Audrey Tautou, Aure Atika, Catherine Deneuve, Fabrice Luchini, Gérard Depardieu, Isabelle Huppert, Jacques Gamblin, Jérémie Renier, Judith Godrèche, Karin Viard, Nathalie Baye, Sami Bouajila, Sandrine Bonnaire, Sara Forestier, Zinedine Soualem. Em cores/’.

Sinopse

Sinopse

Grandes nomes da cinematografia francesa; exibição de 10 filmes inéditos em 22 cidades; uma mostra em homenagem à atriz Sandrine Bonnaire com oito longas-metragens graças ao Institut Français; exibição de dois filmes ao ar livre e encontro profissional para discutir a distribuição cinematográfica entre o Brasil e a França: essa é a programação do Festival Varilux de Cinema Francês que acontece a partir de 8 de junho em 22 cidades brasileiras. O evento será simultâneo no Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Brasília, Campos, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Juiz de Fora, Macaé, Maceió, Natal, Porto Alegre, São Luís, Santos, Salvador, Recife e Vitória. Em Fortaleza, o festival acontece no período de 16 a 23, e em Belo Horizonte, entre 24 e 30 de junho.

Mais informações sobre a programação aqui.

  • Garoto fantasma
  • Garoto fantasma
  • Garoto fantasma

Garoto fantasma

Phantom Boy (Bélgica, França 2017). De Alain Gagnol, Jean-Loup Felicioli. Em cores/84’.

Sinopse

Sinopse

Um garoto super-poderoso ajuda um policial de cadeira de rodas em sua tentativa de derrubar um líder da multidão.

Mauvais Temps

(França 2006). De Alain Gagnol. Em cores/5’.

Sinopse

Sinopse

Um motorista sem sorte se muda para uma vizinhança muito estranha. Assim que sai de seu carro, ele é abordado por um grupo de rapazes que o ameaçam com uma faca, porém consegue escapar e acaba entrando em um prédio próximo, trancando-se lá dentro.
  • Um Gato em Paris
  • Um Gato em Paris
  • Um Gato em Paris
  • Um Gato em Paris

Um Gato em Paris

Une vie de chat (França 2010). De Alain Gagnol, Jean-Loup Felicioli. Em cores/60’. Classificação etária 10 anos.

Sinopse

Sinopse


Dino é um gato que divide sua vida entre duas casas. Durante o dia, ele vive com Zoé, a filha de Jeanne, uma delegada de polícia. Durante à noite, ele escala os tetos de Paris em companhia de Nico, um ladrão de grande habilidade. Jeanne está investigando vários roubos de joias e ainda precisa cuidar da vigilância do Colosso de Nairóbi um grande monumento cobiçado pelo bandido Costa. Dino é testemunha de tudo que acontece e viverá muitas aventuras.
"Uma pequena jóia lúdica, poética e extremamente colorida no mundo finalemente bastante clássico da animação para as crianças". -Matthias Galante, Le Parisien