FESTIVAL INTERNACIONAL DO FILME DE ANIMAÇÃO DE ANNECY

O Festival International do Filme de Animação de Annecy é uma referência mundial em filmes de animação, onde é possível conhecer as últimas obras em primeira mão, descubrir as tendências atuais e as que estão por vir, encontrar seus diretores preferidos e talentos novos e conversar com seus futuros parceiros.

Na edição passada foram recebidas mais de 2 600 animações do mundo inteiro, entre novembro e março, das quais 200 foram entraram na seleção oficial. São aceitos curtas e longas-metragens, filmes para televisão e "de commande" e filmes de conclusão de curso.

Este ano o festival começará na segunda-feira, dia 13 de junho e irá até o sábado, no dia 18 de junho de 2016. As projeções acontecerão em diversos lugares, disponíveis no site oficial, de 10h à 23h. Toda noite, às 22h15, haverá uma projeção no telão gigante no Le Pâquier (entrada aberta).

 

MERCADO INTERNACIONAL DO FILME DE ANIMAÇÃO (MIFA)

Um dos principais eventos da indústria do cinema de animação, em termos de coprodução, o MIFA promove a venda, compra, financiamento e distribuição de produtos para todos os suportes de difusão. O Mifa tem um galpão de exposição de mais de 4 000 m2, acolhendo 555 expositores internacionais. Situado no Impérial Palace, o mercado para expositores estará aberto de 9h às 19h e o mercado para visitantes de 9h30 à 19h.

 

INSCRIÇÃO NOS PITCHS MIFA

Prezados amigos diretores e produtores brasileiros de cinema,

Estão abertas até o dia 12 de fevereiro de 2016 as inscrições de projetos para participar aos Pitchs MIFA no Festival Internacional do Filme de Animação de Annecy que acontecerá entre os dias 13 e 18 de junho de 2016. Este dispositivo é dedicado aos autores, diretores ou produtores com projetos na 1ª fase de desenvolvimento e permite aos novos talentos de concretizar um filme de animação.

Quatro formatos estão propostos: curta-metragem, longa-metragem, série/especial TV e transmídia.

Entre 300 projetos submetidos todos os anos, cerca de 30 serão selecionados e terão a oportunidade de:

- ganhar crachás de graça para o Festival e os eventos do MIFA 2016

- realizar um pitch para um público profissional (15 a 17 de junho)

- ser premiado por um parceiro (Arte, Disney Channel, Folimage, France Télévisions...)

- conseguir um financiamento por seu projeto

Em 2015, 7 projetos brasileiros foram submetidos aos Pitchs MIFA, dos quais uma série de TV foi selecionada: Lulina e Lua (Estúdio Teremim).

Lembramos também que a animação brasileira se destacou esses 3 últimos anos no Festival Internacional do Filme de Animação de Annecy.

2013 - Uma História de Amor e Fúria de Luiz Bolognesi – Melhor longa-metragem.

2014 - O Menino e o Mundode Alê Abreu – Melhor longa-metragem e Prêmio do público.

2015 - Guidade Rosana Urbes, Prêmio Jean-Luc Xiberras do melhor primeiro filme, Prêmio Fipresci para distinção especial.

Os candidatos podem se inscrever no site do MIFA. O prazo vai até sexta-feira, dia 12 de fevereiro de 2016.

Formulário de inscrição em Francês:

http://www.annecy.org/participer/inscrire-un-projet

Formulário de inscrição em Inglês:

http://www.annecy.org/take-part/submit-a-project