Novembre Numérique Brasil: Digital e Território(s)

Novembre Numérique Brasil: Digital e Território(s)


RJ, SP, BH e Natal, 01 a 20/11/2017

Exposições, ateliês digitais para crianças e adolescentes, debates, mostra de games, projeções especiais de obras inovadoras... Ao longo do mês de novembro de 2017, o Instituto Francês do Brasil coloca em destaque as culturas digitais em suas mais diversas formas através de uma ampla programação no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Natal.

O evento é um convite para descobrir as tecnologias, possibilidades de uso, conteúdos e novos atores do mundo digital, favorizando o diálogo entre os talentos franceses e brasileiros. 

A partir do cruzamento entre as diferentes áreas da cultura, a primeira edição do #Novembre NumériqueBrasil será articulada em torno de uma temática forte e mobilizante: Digital e Território(s). Em plena Era Digital, as noções de território, espaço(s) e fronteiras são continuamente redefinidas. Cidades e sociedades conectadas, realidade virtual, realidade aumentada, criação transmídia... O surgimento de tantos termos novos reflete as mudanças induzidas pela revolução digital. O digital abre um universo de possibilidades na hora de criar, se informar, viajar, aprender e comunicar, através de obras inovadoras que não cessam de se reinventar e reinventar o mundo. 

PROGRAMAÇÃO

# EXPOSIÇÃO FRENCH TOUCH DE LA WEBCRÉATION
A exposição French Touch de la Webcréation reúne 15 obras inovadoras dirigidas à uma variedade de suportes (computadores, tabletes), que cobrem os campos do livro multimídia, do webdocumentário e dos games e permitem que o usuário desfrite de uma experiência interativa e explore os universos reais ou fctícios nos quais será o ator principal.
Data: 1 a 30 de novembro 
Horário: 11h às 18h 
Local: Bibliomaison, RJ
Entrada franca

# OS SUPERCONET@DOS
Durante todas as sextas do mês de novembro a equipe da mediateca do Instituto Francês do Brasil estará à disposição para
 receber usuários que tenham necessidade de apoio técnico para utilização de diferentes funcionalidades em leitores de livros digitais, tabletes, computadores e celulares. Nada mais terá segredos para você!
Data: 3, 10, 17 e 24 de novembro 
Horário: 11h às 12h 
Local: Bibliomaison, RJ
Entrada franca

# AS MANHÃS GEEK DA MAISON
A mediateca do Instituto Francês do Brasil recebe alunos de francês das escolas do Rio de Janeiro! No programa: visitas à exposição French Touch de la webcréation e ateliês digitais a fim de chamar a atenção das crianças e adolescentes para a criação digital e as novas formas de escrita.
Data: 14 e 28 de novembro 
Horário: 9h às 11h 
Local: Bibliomaison, RJ
Entrada reservada

BUSINESS FRANCE - FRENCH TECH TOUR BRAZIL 2017
Organizado pela Business France Brasil, este evento chamado FRENCH TECH TOUR BRAZIL 2017 tem como objetivo promover a tecnologia francesa no Brasil, por meio de encontros B2B entre empresas francesas inovadoras e os players brasileiros do setor. A delegação francesa, presente no Brasil de 6 a 10 de novembro para integrar a São Paulo Tech Week, estará também no Rio de Janeiro para encontros B2B com players cariocas.
Data: 6 a 10 de novembro
Local: São Paulo e Rio de Janeiro

# SEMINÁRIO BIG DATA E CIDADES INTELIGENTES
A 2ª Escola Franco-Brasileira de Big Data e Cidades Inteligentes reunirá especialistas da França e do Brasil que trabalham em cidades inteligentes e tópicos relacionados como internet de coisas, big data e computação em nuvem, que permitem a construção de infraestruturas necessárias para trazer inteligência a esses ecossistemas. Serão discutidos assuntos relevantes sobre a integração de tópicos de desenvolvimento de grande volume de dados e cidades inteligentes. A 1ª edição da escola foi realizada em Grenoble, França, em 2015. Nesta edição brasileira, a escola receberá Mohand Boughanem da Universidade de Toulouse, que falará sobre pesquisa e mineração de mídia social; Elsa Negre da Universidade Paris-Dauphine que irá discutir sobre desenvolvimento de cidades inteligentes; e Javier Espinosa do LAFMIA-LIG, Grenoble, que dará um tutorial sobre visualização de dados urbanos. Além disso, Genoveva Vargas-Solar do CNRS, França e Plácido A. Souza Neto da IFRN Brasil estão coordenando a Escola. 
Data: 6 a 10 de novembro
Local: Instituto Federal Rio Grande do Norte 
Entrada paga

# SEMINÁRIO “NETWORK + BIG DATA”
“Investigar a temática de big data conectando-a com a Network Science” é o objetivo do I Simpósio Internacional Network Science e IV Seminário de Big Data Brasil. O evento contará com o físico Albert-László Barabási, um dos maiores pesquisadores da ciência das redes no mundo, e a economista francesa Françoise Méteyer-Zeldine que dará uma palestra sobre “Open data a serviço do cidadão nas cidades inteligentes francesas”.
Data: 7 a 9 de novembro
Local: MPRJ
Entrada franca

# MUSEOMIX CIRCUITO LIBERDADE 2017
Museomix é uma maratona criativa internacional, com duração de três dias, realizada por uma comunidade diversificada de entusiastas da cultura, tecnologia, inovação, que partilham o desejo de construir um museu aberto, conectado e participativo: o museu do futuro! Unindo ideias criativas e ferramentas tecnológicas, os participantes imaginam e constroem dispositivos inovadores de mediação entre acervos e visitantes. O projeto teve origem na França, em 2011, e desde então já aconteceu em oito países e 43 museus. Em 2017, o evento será realizado pela primeira vez no Brasil: o Museomix Circuito Liberdade 2017 traz ao público, além da maratona criativa, uma extensa programação associada com atividades gratuitas voltadas para a temática Cultura, Tecnologia e Inovação.
Data: 10, 11 e 12 de novembro 
Local: Circuito Cultural Praça da Liberdade, BH
Entrada gratuita

# RIO WEB FEST
O Rio WebFest, principal Festival internacional de webséries do Brasil, será realizado entre os dias 16 e 19 de novembro em terras cariocas. Na ocasião, a Embaixada da França no Brasil convida Denis Larzillière, vencedor do Prêmio Especial Rio Web Fest no festival francês Marseille Web Fest, a cruzar o Atlântico para participar da competição brasileira com a websérie premiada En Chien
Data: 16 a 19 de novembro 
Local: Cidade das Artes, RJ 
Eventos com entradas gratuitas e pagas

# MOSTRA DE JOGOS DIGITAIS
Descubra os jogos produzidos pelos alunos Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais do IFRJ Paulo de Frontin
10h30 às 12h | 13h às 15h : Jogos disponíveis para experimentação do público .
13h às 15h: Pitching dos 10 projetos participantes da Mostra, seguido pela entrega do “Prix Engenheiro Paulo de Frontin de Jeux Vidéos”.
Data: 17 de novembro 
Local: Bibliomaison, RJ
Entrada franca

# BATE-PAPO INTELIGÊNCIA COLETIVA: O DESAFIO DO SÉCULO XXI
A inteligência coletiva tornou-se uma nova disciplina que explora como funcionam coletivos, sejam eles formados por seres humanos ou por seres vivos em geral. Ela permite compreender e participar da evolução atual de nossa espécie, de suas organizações, sociedades, culturas e de sua consciência. O bate-papo reunirá Antonin Léonard, maior voz francesa falando sobre economia colaborativa e uma das referências mundiais da área, e Jean-François Noubel, fundador do Instituto de Pesquisa de Inteligência Coletiva e especialista no assunto. O evento acontecerá no Nex Coworking, um espaço de escritórios compartilhados que funciona como plataforma de encontros e conexões no ambiente profissional. 
Data: 21 de novembro
Horário: 19h
Local: Nex Coworking
Entrada franca mediante inscrição
Mais detalhes na página do evento: https://goo.gl/cqSWyD

# A HOR@ DIGITAL
O Instituto Francês da Brasil lança sua hora digital! Toda última segunda-feira do mês, venha descobrir as novas plataformas, aplicativos e projetos inovadores made in França. Sob a forma de conferência interativa, animadores apresentarão os recursos digitais do momento, que poderão ser visualizados em tempo real pelos participantes em seus tablets e smartphones. Para o primeiro encontro da Hor@ Digital, o Olabi, organização focada em inovação social e tecnologia, apresentará seu makerspace baseado no  Rio de Janeiro. Esse espaço providencia um  ambiente em que o erro é permitido, onde as pessoas podem entrar em contato e desenvolver projetos ligados à eletrônica, robótica, permacultura, inteligência artificial, fabricação digital, artesanato, marcenaria, design, dentre outras técnicas. A apresentação terá como tema “A cultura maker e o contexto brasileiro”.
Data: 22 de novembro 
Horário: 17h30 às 18h30
Local: Bibliomaison, RJ
Entrada Franca

BATE-PAPO “INTERNET & TERRITÓRIO(S)”
Convidado especial da 1ª edição do #NovembreNumériqueBrasil, o flósofo e antropólogo especialista em fenômenos ligados à Internet Éric Guichard participa do bate-papo Internet e Território(s) ao lado do geógrafo Hervé Théry, especialista em geografa do Brasil. A mediação será feita pelo pesquisador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Lucas Belli. Éric Guichard é mestre de conferências HDR na ENSSIB (École nationale supérieure des sciences de l’information et des bibliothèques), em Villeurbanne, e responsável pelo grupo de pesquisa Redes, Saberes e Territórios da ENS-Ulm, em Paris. Além disso, escreveu, entre outros livros, “Olhares cruzados sobre a Internet” (Regards croisés sur l’internet). Hervé Théry é doutor em Geografa pela Université Paris 1 com ênfase em Geografa Regional. Escreveu o livro “Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território”. Atualmente é pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifque, professor visitante da Universidade de São Paulo e pesquisador convidado da Universidade de Brasília (CDS) .
Data: 23 de novembro
Horário: 19h
Local: BiblioMaison
Entrada franca

# CONVIDADO FRANCÊS NO OUISHARE RIO/COLABORAMERICA
OuiShare reúne a cada ano 1500 visionários, empreendedores e comunidades para explorar como as ferramentas digitais e a cultura colaborativa podem trazer soluções aos grandes desafios do nosso tempo. Criado em Paris cinco anos atrás, a primeira edição brasileira OuiShare #ColaborAmerica aconteceu em 2016. Este ano, o evento acontecerá de 23 a 25 de novembro e contará com a presença de personalidades internacionais, entre elas o fundador do festival, Antonin Léonard, a maior voz francesa falando sobre economia colaborativa no momento e uma das referências mundiais no assunto. Ele fará a fala de abertura da palestra sobre Inteligência Coletiva e Holochain, de Jean-François Noubel, participará ainda do summit da Rede Ouishare na América Latina e fará uma apresentação no Fórum de Líderes, encontro que reúne lideranças das empresas parceiras do festival. 
Data: 23 a 25 de novembro 
Local: HUB RJ
Entrada franca

MESA-REDONDA ”INTERNET NAS PERIFERIAS”
Organizada pelo Instituto Francês no Brasil em parceria com o Observatório de Favelas da Maré, a mesa-redonda Internet nas Periferias contará com a presença do coordenador do Data_labe (Laboratório de dados e narrativas na favela da Maré), Gilberto Vieira, de representantes da ONG francesa Internet Sem Fronteiras e do convidado especial da 1ª edição do #NovembreNumériqueBrasil, Éric Guichard, flósofo e antropólogo especialista em fenômenos ligados à Internet.
Data: 25 de novembro
Horário: 15h
Local: Observatório de Favelas da Maré 
Entrada franca

CLUBE DE LEITURA ESPECIAL PRÊMIOS LITERÁRIOS|CULTURETHÈQUE
Culturethèque é a biblioteca digital do Instituto Francês do Brasil. Ela possui mais de 130 mil obras e publicações francesas (música, jornais, literatura, revistas, cursos online, HQs, webdocumentários...) e uma comunidade de mais de 8 mil usuários no Brasil. Durante o #NovembreNumériqueBrasil, vá até a Bibliomaison para votar na sua obra literária favorita entre a seleção dos últimos romances franceses, disponíveis na plataforma.
Data: 27 de novembro 
Horário: 17h30 às 19h
Local: Bibliomaison, RJ
Entrada franca

# PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE WEBSÉRIES NO CINEMAISON
Cinemaison, cineclube do Consulado da França no Rio, propõe semanalmente uma seleção eclética de flmes clássicos e contemporâneos, essencialmente franceses, legendados em português do Brasil. Para o Novembro Numérique Brasil, o Cinemaison trará uma programação especial de webséries francesas e brasileiras participantes do Rio WebFest 2017. Um panorama composto por obras inovadoras trará ao público a oportunidade de descobrir as linguagens das webcriações produzidas na França e no Brasil. 
Data: 21 de novembro 
Sessões às 18h e 20h 
Local: Cinemaison, RJ
Entrada franca

Este evento brasileiro faz parte da programação mundial “Novembre Numérique”, proposta pelo Institut Français através de sua rede cultural internacional. Saiba mais: https://novembrenumerique.fr/fr/

BiblioMaison: Av. Presidente Antônio Carlos, 58/11º andar - Centro, Rio de Janeiro
Cinemaison: Av. Presidente Antônio Carlos, 58/1º andar - Centro, Rio de Janeiro
Cidade das Artes: Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro 
HUB RJ: Rua Professor Pereira Reis, 54 - Santo Cristo, Rio de Janeiro
Circuito Liberdade (maior conjunto integrado de cultura do Brasil): Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Instituto Federal Rio Grande do Norte: Av. Senador Salgado Filho, 1559 - Tirol, Natal
Nex Coworking :Ladeira da Glória, 26 - Bloco 3 - Glória, Rio de Janeiro 
MPRJ: Av. Marechal Câmara, 370 - Centro - Rio de Janeiro
Observatório de Favelas da Maré: Rua Teixeira Ribeiro, 535 - Maré, Rio de Janeiro

 

 

Ordenar por: título | data de exibição

Programação