My French Film Festival 2013

My French Film Festival 2013


Online, 17/01 a 17/02/2013

A Unifrance lança a 3a edição do festival online de cinema francês no mundo inteiro e gratuito!

www.myfrenchfilmfestival.com

De 17 de janeiro a 17 de fevereiro de 2013, 9 longas metragens e 10 curtas metragens serão disponíveis em myfrenchfilmfestival.com com legendas em português, e gratuitamente.

Os internautas são convidados a votar online nos melhores filmes em competição. MyFrenchFilmFestival.com é um conceito inédito que tem o objetivo de apresentar a criação cinematográfica francesa e de disponibilizar aos internautas do mundo inteiro o amor pelo cinema francês. A seleção enfatiza a diversidade da produção francesa: um documentário, uma comédia popular, dois filmes engajados e quatro coproduções.
Este ano, fora da competição, além do filme patrimônio (O testamento de um gangster de Georges Lautner), o festival apresenta dois filmes de Quebec, um longa e um curta, em parceria com a Téléfilm Canadá.

Apoio especial no Brasil

O AdoroCinema é o portal de Cinema N°1 do Brasil, com mais de 3,5 milhões de visitantes únicos por mês. Ele oferece o mais abrangente banco de dados sobre Cinema no Brasil, com mais de 10.000 fichas de filmes e 9.000 fichas de personalidades. O AdoroCinema pertence ao grupo AlloCiné, a segunda maior plataforma de Cinema na Internet mundial, presente em 8 paises e agregando mais de 40 milhões de visitantes únicos por mês

 

Premiação

Prêmio do Público
Longa metragem Uma garrafa no mar de Gaza de Thierry Binisti
Curta metragem Sinto o som de Yann Le Quellec

Prêmio do Juri
Longa metragem Vamos todos para Larzac: O Nascimento da Luta Ecológica de Christian Rouaud

Prêmio das Redes Sociais
Longa metragem Fale de você de Pierre Pinaud
Curta metragem Sinto o som de Yann Le Quellec

Prêmio da Imprensa Internacional
Longa metragem O barco da esperança de Moussa Touré
Curta metragem Sinto o som de Yann Le Quellec

Ordenar por: ciclo | título | data de exibição | cidade

Programação

1. Longas em competição

A Desintegração

A Desintegração

La Desintegration (França 2011). De Philippe Faucon. Em cores/78’.

Sinopse, Online

Sinopse


Os jovens Ali, Nasser e Hamza vivem em uma carente região ao redor de Lille, na França. Um dia, eles conhecem Djamel, um pouco mais velho do que eles, mas cujas ideias firmes e o forte carisma os impressionam. Percebendo as fraquezas e frustrações dos jovens, o manipulador Djamel passa a doutriná-los com a sua visão do Islã. Sem perspectivas e alimentados pela revolta contra uma sociedade na qual nasceram, mas à qual não pertencem, os jovens se veem seduzidos pelo fanatismo religioso e pelo terrorismo.

Online

Donoma

Donoma

(França 2010). De Djinn Carrénard. Com Emilia Derou-Bernal. Em cores/135’.

Sinopse, Online

Sinopse

Uma professora se envolve em uma relação ambígua com um dos piores de sua classe da escola profissional; uma jovem decepcionada com o amor decide ignorar todos seus critérios conscientes e inconscientes de escolha tendo encontros com o primeiro que vê; a última história retrata uma menina agnóstica que é levada a fazer perguntas sobre a religião cristã. Durante seu questionamento, conhece um jovem um pouco marginal e muito crente. Todas essas histórias se cruzam sem se influenciar e encontram um símbolo e um amanhecer que dá nome ao filme: Donoma (O dia está aqui).

Online

  • Esporte para moças
  • Esporte para moças
  • Esporte para moças
  • Esporte para moças

Esporte para moças

Sport de filles (França 2011). De Patricia Mazuy. Com Bruno Ganz, Josiane Balasko, Marina Hands. Em cores/101’.

Sinopse, Online

Sinopse

Indignada com a venda do cavalo de salto que lhe prometeram, Gracieuse, uma talentosa amazona, se demite do haras que a contratou. Ela começa do zero, aceitando entrar como cavalariço na pista de adestramento ao lado da fazenda de seu pai. A proprietária, Joséphine Silène, explora com mão de ferro a reputação internacional do treinador alemão Franz Mann, um ex-campeão sarcástico e desgastado. Os cavaleiros ricos de todo o mundo competem pelo conhecimento de Mann, mas também o estimam! Este microcosmo de poder e dinheiro não faz parte de Gracieuse, que só tem a riqueza do seu talento, sua personalidade forte e, especialmente, sua garra. Conectada a 100.000 volts, pronta a enfrentar Franz Mann e todos os obstáculos – até mesmo ficar fora da lei - ela persegue sua única obsessão: ter seu próprio cavalo e chegar ao topo.

Online

Fale de você

Fale de você

Parlez-moi de vous (França 2011). De Pierre Pinaud. Com Karin Viard, Nadia Barentin, Nicolas Duvauchelle, Patrick Fierry. Em cores/89’.

Sinopse, Online

Sinopse

Aos 40 anos, Mélina é a voz mais famosa da França. Apresentadora de rádio em um programa noturno, ela resolve, no ar, os problemas emocionais e sexuais dos ouvintes, usando de impertinência, humor e sem qualquer tabu. Todo mundo conhece a sua voz, mas ninguém conhece o seu rosto. Na vida particular, ela evita o contato e vive como uma solteirona na parte rica da cidade. Ela sai à procura da mãe que jamais conheceu e descobre que ela mora com uma família numerosa nos subúrbios. Ela decide se aproximar dela em segredo...

Online

  • Louise Wimmer
  • Louise Wimmer

Louise Wimmer

(França 2011). De Cyril Mennegun. Com Anne Benoit, Corinne Masiero, Jérôme Kircher, Marie Kremer. Em cores/80’.

Sinopse, Online

Sinopse

Insubmissa e rebelde, Louise Wimmer perdeu tudo. Com o seu carro e a voz de Nina Simone, ela vai fazer de tudo para recuperar sua vida.

Online

O Barco da Esperança

O Barco da Esperança

La Pirogue (França, Senegal 2012). De Moussa Touré. Em cores/97’.

Sinopse, Online

Sinopse

A história de um capitão de barco pesqueiro em Dakar, Senegal, chamado Baye Laye que é obrigado a levar trinta imigrantes ilegais para Espanha à bordo de uma piroga (uma pequena embarcação típica da África e Oceania). Muitos dos homens à bordo não consegem se entender e alguns sequer tinham visto o mar anteriormente.

Online

  • Segunda-feira de Manhã
  • Segunda-feira de Manhã
  • Segunda-feira de Manhã
  • Segunda-feira de Manhã
  • Segunda-feira de Manhã

Segunda-feira de Manhã

De bon matin (Bélgica, França 2011). De Jean-Marc Moutout. Com Jean-Pierre Darroussin, Valérie Dréville, Xavier Beauvois, Yannick Renier. Em cores/91’.

Sinopse, Online

Sinopse


Segunda-feira de manhã e Paul Wertret, de cinquenta anos, vai para o Banco onde trabalha. Chega, como sempre, às 8h. Ele entra na sala de reunião, mata dois dos seus superiores hierárquicos, e espera a polícia chegar. Enquanto ele espera, pensa nos eventos da sua vida que incitaram ele a este crime.

Online

  • Vamos Todos para Larzac: O Nascimento da Luta Ecológica
  • Vamos Todos para Larzac: O Nascimento da Luta Ecológica
  • Vamos Todos para Larzac: O Nascimento da Luta Ecológica
  • Vamos Todos para Larzac: O Nascimento da Luta Ecológica

Vamos Todos para Larzac: O Nascimento da Luta Ecológica

Tous au Larzac! (França 2011). De Christian Rouaud. Em cores/118’.

Sinopse, Online

Sinopse


Em 1971, o governo francês anunciou o alargamento de um campo de treino militar no Larzac, um planalto rural do sudoeste, com a expulsão de centenas de pequenos agricultores. As lutas pelo direito à terra e por um mundo desmilitarizado levaram a que milhares de pessoas se juntassem em manifestações, acampamentos, confrontos com a polícia ou marchas em tractor até Paris. Tous au Larzac conta a história desta incrível luta mítica que durou dez anos.


* César 2012 - Melhor Documentário.
* Festival de Cannes 2011 - Séances Spéciales.
* Etoile d'Or de Melhor Documentário.

Online

2. Curtas em competição

Dupla improvável

Dupla improvável

Double Mixte (França 2011). De Vincent Mariette. Com Alexandre Steiger, Claude Perron, Gilles Cohen. Em cores/25’.

Sinopse, Online

Sinopse

À espera de um julgamento importante onde ele terá que testemunhar, Jean fica sob a proteção de Arthur, um policial um pouco invasivo. Vendo perigo em toda parte, Arthur decide levar Jean para longe de sua irmã, a perturbadora Margaret.

Online

  • Edmond era um asno
  • Edmond era um asno
  • Edmond era um asno

Edmond era um asno

Edmond était un âne (Canadá, França 2012). De Frank Dion. Em cores/14’.

Sinopse, Online

Sinopse


Edmond não é como todo mundo. Um homem pequeno e tranquilo, Edmond tem uma esposa que ama e um trabalho que faz extraordinariamente bem. Ele é, no entanto, muito ciente de que é diferente. Quando seus colegas de trabalho implicam com ele, coroando-o com um par de orelhas de burro, de repente ele descobre sua verdadeira natureza. E embora chega a desfrutar sua nova identidade, um abismo sempre crescente abre-se entre ele e os outros.

Online