Mesa redonda sobre a classificação de filmes

Mesa redonda sobre a classificação de filmes


Colóquio franco-brasileiro "A censura à prova do tempo", RJ, 04/05/2018

Cinquenta anos nos separam de maio de 1968. Para refletir sobre essa época, desde suas razões até suas consequências, uma série de eventos vem sendo organizados na França e fora dela. A operação chega ao Brasil através do Colóquio franco-brasileiro “A Censura à prova do tempo”, que será realizado nos dias 3 e 4 de maio, na Casa Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

A censura foi um dos problemas frequentemente denunciados pelos manifestantes na França em maio de 1968, mas também, sob uma forma diferente e, talvez mais perniciosa, um problema que reaparece nos dias de hoje, principalmente na internet. O evento pretende dar elementos de reflexão sobre a censura em geral e também especificamente nas formas novas pelas quais está se revestindo.

O audiovisual será contemplado no evento com uma mesa redonda sobre a classificação dos filmes, que terá lugar no dia 4 de maio, das 11h30 às 13h. A mesa, organizada pelo Adido Audiovisual da Embaixada da França, Raphaël Ceriez, será composta pelos Chefes de Classificação do Ministério da Justiça no Brasil, Eduardo de Araujo Nepomuceno, e do Centre national du cinéma et de l’image animée, Pierre Chaintreuil. A mediação ficará por conta crítico e roteirista, Rodrigo Fonseca.

O evento tem entrada franca mediante inscrição através do formulário.

Mais informações no site e na página do Colóquio. 

Organização: Consulado da França no Rio de Janeiro e Institut Français Brasil.

Ordenar por: título | data de exibição

Programação