3° Uranium Film Festival

3° Uranium Film Festival


Rio de Janeiro, MAM, 16 a 26/05/2013

Urânio Em Movi[e]mento, o 3º Uranium Film Festival Rio de Janeiro vai acontecer de 16 a 26 de Maio de 2013, na Cinemateca do MAM Rio de Janeiro.

O Festival é especializado em filmes sobre todo o ciclo da energia nuclear, da mineração de urânio ao lixo radioativo produzido diariamente nas usinas nucleares, da primeira bomba atômica jogada em cima de Hiroshima até as armas modernas de urânio.

Foram selecionados 50 filmes de 20 países: documentários, ficções, filmes experimentais de arte e filmes de animação
Pela primeira vez está presente no festival filmes do Oriente Médio, como Israel, Irã e Jordânia e da região do Leste Europeu, como Estônia, Romênia, Ucrânia e Rússia.

Dois filmes da França inéditos no Brasil estão concorrendo ao Oscar Amarelo: o curta "ACOUPHÈNES", de François-Xavier Drouet. E um longa sobre o Iraque,"IRAK: LES ENFANTS SACRIFIÉS DE FALLUJA" de Feurat Alani.

uraniumfilmfestival.org

Ordenar por: ciclo | título | data de exibição | cidade

Programação

CURTA METRAGEM

Zumbido

Zumbido

Acouphènes (França 2004). De François-Xavier Drouet. Em cores/17’.

Sinopse, Rio de Janeiro

Sinopse

Quando ele era criança, sua mãe disse-lhe que não havia nada mais seguro do que uma usina nuclear, e que não haveria qualquer acidente. Agora adulto, ele ainda se pergunta se ela só queria tranquilizá-lo, ou se ela realmente acreditava no que dizia. Acouphènes é tanto uma fábula ecológica como uma canção de ninar experimental. Sob um exterior irônico, este pequeno filme sonda a nossa confiança sobre a energia nuclear.

Rio de Janeiro

  • Cinemateca do MAM
    16 a 26/05/2013
    Avenida Infante Don Henrique, 85 Aterro — Centro, Rio de Janeiro

LONGA METRAGEM

Iraque: As crianças sacrificadas de Falluja

Iraque: As crianças sacrificadas de Falluja

Irak: les enfants sacrifiés de Falluja (França 2011). De Alani Feurat. Em cores/50’.

Sinopse, Rio de Janeiro

Sinopse

Fallujah, a cerca de 50 milhas a oeste de Bagdá, no Iraque, é uma cidade contaminada. Uma em cada cinco crianças nasce com uma deformidade física importante. Iraquianos, as ONGs, e especialmente muitos cientistas se queixam de uma contaminação em massa...

Rio de Janeiro

  • Cinemateca do MAM
    16 a 26/05/2013
    Avenida Infante Don Henrique, 85 Aterro — Centro, Rio de Janeiro