África do Sul - Do Apartheid à Reconciliação


Um conjunto de 3 documentários sobre o sistema Apartheid.

Este conjunto reúne três documentários, filmados respectivamente em 1972, 1987 e 1999 na África do Sul. Os dois primeiros, filmados clandestinamente, retratam o horror de um sistema, o Apartheid, que geriu a vida de milhões de seres humanos, de 1948 até à proclamação oficial de sua queda, em 1992. O terceiro presta uma homenagem à ação empreendida pelo estado sul-africano, após 1994, sobre a impulsão do seu presidente eleito, Nelson Mandela, para tentar reconciliar um povo.

 



Filmes da coleção

  • A Comissão da Verdade
  • A Comissão da Verdade

A Comissão da Verdade

La Commission de la vérité (França 1999). Em cores/138’.

Sinopse, Solicitar a locação deste filme, Disponível em DVD, IFcinéma

Sinopse

Um filme de André Van In.

Chegar a uma sociedade realmente democrática; eis a tarefa da "Comissão para a Verdade e a Reconciliação", instituída na África do Sul por Nelson Mandela. Composta por 17 membros sobre a conduta de Monseigneur Desmond Tutu, esta comissão será retransmitida em todos o país pelos grupos ditos "Khulumani" ("Libere a voz"). Ela vai reunir, durante um pouco mais de um ano, vítimas, perseguidores e testemunhas do Aparthaid para trazer a verdade sobre o passado. O diretor recebeu autorização de acompanhar, durante toda a sua duração, este inacreditável processo que ajudou a reformular a nação. O filme se atém ao "personagem coletivo" da Comissão - atravessado por questões éticas, políticas e filosóficas - assim como a alguns personagens, vítimas, e agressores, ligados por uma história em comum. Eles são filmados nos seus interrogatórios e suas medidas para reestabelecer uma linha entre um passado e um futuro possível.

DVD

IFcinéma

  • Classified People
  • Classified People

Classified People

(França 1987). Em cores/60’.

Sinopse, Solicitar a locação deste filme, Disponível em DVD

Sinopse

Um filme de Yolande Zauberman.


Filmado clandestinamente na África do Sul, este filme denuncia as fendas sociais e afetivas causadas pelo Aparthaid. Em 1948, a vida de Robert, que acreditava ser branco, balança... Ele é classificado como mestiço, e sua mulher e seus filhos, que "continuam brancos", o renegam. Ele refaz sua vida com Doris, que é negra, e juntos eles nos contam, com humor e cumplicidade, sua história trágica. Para estar engajado pela causa de um batalhão de mestiços, Robert se considerou mestiço e perdeu todos os seus direitos de "antigo negro". Sua história ilustra o absurdo e a crueldade do sistema de classificação que repousa pela cor da pele, mas também sobre os critérios econômicos e sociais.

DVD

Dernière tombe à Dimbaza

Dernière tombe à Dimbaza

Last Grave At Dimbaza (África do Sul, França 1972). Em cores/55’.

Sinopse, Solicitar a locação deste filme, Disponível em DVD

Sinopse


Dirigido por Nana Mahamo e filmado clandestinamente na África do Sul em 1972, este documentário desvenda a política do Aparthaid. Ele descreve as condições de vida inumanas dos negros neste país, onde falar sobre Aparthaid já levaria à prisão. Dimbaza era um destes guetos de confinamento com seu cemitério de crianças mortas por desnutrição. Em muitas das imagens da época, Nana Mahamo reconstitui as diferentes etapas da colonização europeia na África do Sul. Com suporte de dados estáticos, o filme mostra como eram enraizados o racismo e as desigualdades do Aparthaid.

DVD